Curiosidades | 07/10/2020
Há pelo menos seis mil anos o algodão é cultivado em diferentes partes do mundo, e nesta quarta-feira, 7 de outubro, é comemorado o Dia Mundial do Algodão.
A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), escolheu esta data para enaltecer o posicionamento do Brasil no mercado mundial, que avançou e se fortaleceu nas últimas décadas. Hoje, a meta do país é arrojada: se tornar o maior fornecedor mundial de algodão até 2030, deixando para trás fortes concorrentes, como os Estados Unidos, Índia, China e Paquistão. E para atingir este desafio, a entidade lançou recentemente a campanha “Sou de Algodão”, motivando produtores a falarem mais sobre o setor, envolvendo profissionais da moda, indústria têxtil, formadores de opinião e o público em geral.
O Núcleo de Fabricantes de Toalhas NFTEX, vinculado à Associação Empresarial de Brusque ACIBr, vem ao longo de seus 10 anos de existência, aprimorando seus processos no que tange ao algodão, sua principal matéria prima.
Atualmente as empresas locais do setor têxtil consomem em torno de cinco milhões de quilos de algodão por mês. O volume é expressivo, dentro do contexto nacional. E foi exatamente esta necessidade que forçou os empresários do setor têxtil a buscarem novos entendimentos e avaliação de mercado, com o objetivo de melhorar cada vez mais o produto e seus processos.
Neste sentindo, foram feitas viagens às regiões mais produtivas do país, nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia. Dentro das missões empresariais foi possível conhecer laboratórios e detalhes importantes para a realização de uma boa compra. Viagens internacionais também marcaram este processo, como a presença na ITMA, em Barcelona, a maior feira de máquinas têxteis do mundo. Para o Núcleo de Fabricantes de Toalhas, o uso da tecnologia é indispensável para quem busca a liderança em um mercado competitivo.
Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, os empreendedores do município participaram de um curso no qual puderam aprofundar conhecimentos sobre o Mercado do Algodão. Hoje, em Santa Catarina, é consumido 21% de todo algodão produzido no Brasil, perdendo apenas para o estado de São Paulo.
Também foi realizada uma viagem ao Mato Grosso, onde foi possível acompanhar a conclusão da colheita da safra atual e negociar bons lotes de compra. A satisfação marcou este momento, pela qualidade do produto, embora o preço sofra alterações.
Diante de tantas ações positivas, o NFTEX lançou sua marca VALE DAS TOALHAS, que será usada nos artigos de felpa, em todas as fábricas que aderirem à marca coletiva. Destacar Brusque, Guabiruba e Botuverá como o Vale das Toalhas é o principal objetivo deste projeto, se assemelhando ao Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, por exemplo.
“O Brasil colhe resultados excelente no algodão. Nós, do NFTEX, queremos colher frutos positivos do associativismo, juntamente com o que sabemos fazer de melhor, toalhas felpudas”, avalia o coordenador do Núcleo, Taciano Petterman.
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