Núcleo de Toalhas comemora o Dia Mundial do Algodão

Núcleo de Toalhas comemora o Dia Mundial do Algodão

Núcleo de Toalhas comemora o Dia Mundial do Algodão

Curiosidades | 07/10/2020

Há pelo menos seis mil anos o algo­dão é cultivado em diferentes partes do mundo, e nesta quarta-feira, 7 de outubro, é comemorado o Dia Mundial do Algodão.

A Associação Brasileira dos Pro­dutores de Algodão (Abrapa), escolheu esta data para enaltecer o posicionamento do Brasil no mercado mundial, que avançou e se fortaleceu nas últimas décadas. Hoje, a meta do país é arrojada: se tornar o maior fornecedor mundial de algodão até 2030, deixando para trás fortes concorrentes, como os Estados Unidos, Índia, China e Paquistão. E para atingir este desafio, a entidade lançou recente­mente a campanha “Sou de Algo­dão”, motivando produtores a fala­rem mais sobre o setor, envolvendo profissionais da moda, indústria têxtil, formadores de opinião e o público em geral.

O Núcleo de Fabricantes de Toa­lhas NFTEX, vinculado à Associa­ção Empresarial de Brusque ACI­Br, vem ao longo de seus 10 anos de existência, aprimorando seus pro­cessos no que tange ao algodão, sua principal matéria prima.

Atualmente as empresas locais do setor têxtil consomem em torno de cinco milhões de quilos de algodão por mês. O volume é expressivo, dentro do contexto nacional. E foi exatamente esta necessidade que forçou os empresários do setor têxtil a buscarem novos entendimentos e avaliação de mercado, com o objeti­vo de melhorar cada vez mais o pro­duto e seus processos.

Neste sentindo, foram feitas via­gens às regiões mais produtivas do país, nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia. Den­tro das missões empresariais foi possível conhecer laboratórios e detalhes importantes para a reali­zação de uma boa compra. Viagens internacionais também marcaram este processo, como a presença na ITMA, em Barcelona, a maior feira de máquinas têxteis do mundo. Para o Núcleo de Fabricantes de Toalhas, o uso da tecnologia é indispensável para quem busca a liderança em um mercado competitivo.

Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, os empreendedores do município participaram de um cur­so no qual puderam aprofundar co­nhecimentos sobre o Mercado do Algodão. Hoje, em Santa Catarina, é consumido 21% de todo algodão produzido no Brasil, perdendo apenas para o es­tado de São Paulo.

Também foi realizada uma via­gem ao Mato Grosso, onde foi possível acompanhar a conclusão da colheita da safra atual e negociar bons lotes de compra. A satisfação marcou este momento, pela qua­lidade do produto, embora o pre­ço sofra alterações.

Diante de tantas ações positivas, o NFTEX lançou sua marca VALE DAS TOALHAS, que será usada nos arti­gos de felpa, em todas as fábricas que aderirem à marca coletiva. Desta­car Brusque, Guabiruba e Botuverá como o Vale das Toalhas é o princi­pal objetivo deste projeto, se asse­melhando ao Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, por exemplo.

“O Brasil colhe resultados excelen­te no algodão. Nós, do NFTEX, que­remos colher frutos positivos do as­sociativismo, juntamente com o que sabemos fazer de melhor, toalhas felpudas”, avalia o coordenador do Núcleo, Taciano Petterman.

 



Faça parte você também!

Visamos o desenvolvimento da economia como forma de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade.